Seleção feminina de Portugal usará braçadeira preta em adeus a Diogo Jota
Por FI
Campinas, SP, 03 – O falecimento repentino de Diogo Jota em um acidente de trânsito na madrugada desta quinta-feira comoveu todo o futebol europeu. Integrante da seleção portuguesa, o atacante do Liverpool será homenageado à tarde pela equipe feminina de Portugal, que fará sua estreia na Eurocopa Feminina. As jogadoras entrarão em campo com braçadeiras pretas em sinal de luto pelo atleta.
SAIBA MAIS
As “Navegadoras” jogam, a partir das 16h (de Brasília), contra a seleção espanhola, em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos. Antes do início da partida, será realizado ainda um minuto de silêncio em homenagem a Diogo e também a seu irmão, André Silva, que jogava por um clube da segunda divisão portuguesa e também estava no carro acidentado.
A Uefa, organizadora da competição, determinou ainda que será observado o minuto de silêncio em todos os jogos da Eurocopa de quinta e sexta. “Há apenas três semanas, tive a honra de entregar uma medalha a Diogo Jota após a final da UEFA Nations League – um momento de alegria, orgulho e celebração que ficará para sempre gravado na memória com tristeza”, afirmou o presidente da instituição, Aleksander Ceferin.
Jogam nesta quinta-feira ainda Bélgica e Itália, às 13h. Na sexta, acontecem mais dois confrontos: entre Dinamarca e Suécia, às 13h, e entre Alemanha e Polônia, às 16h.
TRAGÉDIA
O minuto de silêncio também foi decretado pela Federação Portuguesa de Futebol em todas as partidas organizadas pela entidade de quinta a domingo. “Perdemos dois campeões. O desaparecimento de Diogo e de André Silva representam perdas irreparáveis para o Futebol Português e tudo faremos para, diariamente, honrar o seu legado”, lamentou a entidade.
O atacante Diogo Jota e seu irmão, André Silva, faleceram após o carro em que estavam sair da estrada e pegar fogo. Autoridades locais afirmam que o pneu do automóvel teria estourado durante uma ultrapassagem, o que causou o acidente. A fatalidade aconteceu em Zamora, na Espanha, a cerca e 30 km da fronteira com Portugal, país natal dos jogadores.