Corinthians inaugurou estádio olímpico em que Puskas brilhou há exatos 70 anos

Corinthians, inauguração de estádio olimpico, um país inédito para times sul-americanos e um dos maiores craques de um dos maiores times da história do futebol. O dia 1º de junho de 1952 consegue ligar todos esses aspectos na goleada por 5 a 1 do Corinthians sobre a seleção olímpica da Finlândia, há exatos 70 anos.

O embate marcou a reinauguração do Estádio Olímpico de Helsinque, capital da Finlândia, com o time da casa usando o prestígio do Timão para atrair grande público ao local – os Jogos começaram apenas 40 dias depois.

Foi a primeira vez que um time sul-americano atuou na Finlândia e o futebol brasileiro acabou bem representado pelos gols de Claudio, Luizinho, duas vezes, e Colombo, também duas vezes. Goran, já no fim e em pênalti "polêmico" na avaliação da United Press, fez o único dos locais.

O Timão, aliás, nem força máxima tinha na excursão. Cabeção, goleiro titular da equipe àquela altura, Olavo e Baltazar ficaram no Brasil para jogar o Campeonato Brasileiro de Seleções por São Paulo – os paulistas venceram o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e asseguraram a taça.

Panorâmica do estádio Olímpico de Helsinque, na Finlândia, reinaugurado em 1952 pelo Timão

AFP via Getty Images

Mas e o Puskas? Bom, o grande craque húngaro, que fez história no Honved e no Real Madrid, surgiu de vez para o mundo justamente naquele palco, levando o título do futebol olímpico com direito a goleadas por 7 a 1 sobre a Turquia e 6 a 0 sobre a Suécia no caminho.

Foi lá que ele, Kocsis e companhia derrotaram a Iugoslávia por 2 a 0 na decisão e levaram a medalha de ouro. Vale lembrar que, àquela altura, ainda não havia limite de idade, apenas indicação de que os atletas fossem amadores.

Aquele mesmo time encantaria os espectadores na Copa da Suíça, em 1954, mas, depois de fazer 4 a 2 em Brasil e Uruguai, os húngaros levaram a virada dos alemães na decisão. Vale lembrar que, na fase de classificação, a Hungria havia disparado 8 a 3 sobre os mesmos adversários.

Ficha técnica de Seleção Finlandesa de Futebol 1 x 5 Corinthians

Competição: AmistososLocal: Estádio Olímpico de Helsinque, Helsinque, FinlândiaData: 01 de junho de 1952 (domingo)Horário: 16h00 (de Brasília)Árbitro: Tauno AroGols: Göran (Seleção Finlandesa de Futebol); Cláudio Christóvam, Luizinho (duas vezes), Colombo (duas vezes) (Corinthians)

SELEÇÃO FINLANDESA DE FUTEBOL: Olavis; Bekko, Göran, Martinn e Beleanner; Erick, Reinner, Aullis e Rickberg; Callevi e Ceppo.

CORINTHIANS: Gilmar; Murilo, Julião, Idário e Goiano (Touguinha); Roberto, Cláudio Christóvam, Luizinho (Souzinha) e Carbone; Gatão (Nardo) e Colombo.Técnico: Rato

Veja mais em: Jogos Históricos e História do Corinthians.