Guia Meu Timão: saiba tudo sobre a busca do Corinthians pelo título do Brasileiro Sub-20

O Corinthians começa neste domingo sua busca pelo título do Campeonato Brasileiro Sub-20. O Timão faz sua estreia às 16h, diante do Athletico Paranaense, no Parque São Jorge.

O formato de disputa da competição conta com grupos e mais de uma fase. Assim, de olho na busca do clube do Parque São Jorge pelo título, o Meu Timão preparou um guia especial para que você, torcedor, acompanhe de perto a caminhada corinthiana na competição. Confira abaixo!

Sistema de disputa

A competição será disputada em quatro fases. Na primeira delas, 20 clubes foram distribuídos de maneira proporcional em dois grupos – ou seja, dez times em cada um. As equipes se enfrentam em turno único dentro do próprio grupo e, ao final das nove rodadas, os quatro melhores de cada grupo avançam.

A segunda fase, então, contará com oito nomes distribuídos em quatro grupos de dois cada – quartas de final. Depois, na semifinal, quatro equipes estarão presentes. Ambas as fases serão disputadas em jogos de ida e volta. Já na grande final, que tem apenas duas, a decisão será feita em jogo único.

A ordem dos confrontos corinthianos na primeira fase já estão definida. Depois de estrear contra o Athletico, o Timão tem pela frente Internacional, Atlético-GO, Fluminense, Grêmio, Red Bull Bragantino, Santos, Vasco e Chapecoense.

Critérios de desempate

Como é uma competição que mistura fase de grupos com eliminatórias, não é possível que duas equipes fiquem empatadas ao final de cada etapa. Desta maneira, a CBF definiu os critérios de desempate para cada fase.

Na primeira fase, eles seguem a seguinte ordem:

  • Maior número de vitórias;
  • Maior saldo de gols;
  • Maior número de gols pró;
  • Menor número de cartões vermelhos recebidos;
  • Menor número de cartões amarelos recebidos;
  • Sorteio
  • Já nas fases seguintes, o primeiro critério analisado é o de saldo de gols. Ou seja, quem marcar mais vezes avança. Se ainda assim não houve diferença entre os times, será realizada a cobrança de pênalti.

    Quem pode jogar?

    A CBF não estipulou um limite de inscritos por clube para a competição. Mas, por outro lado, colocou um prazo máximo para que os atletas sejam registrados na disputa da competição: 12 de agosto.

    Em caso de contratações ao longo da competição, o atleta está apto a jogar o torneio a partir do dia seguinte de seu registro no BID. Isto, é claro, desde que dentro do prazo citado a cima.

    E a transmissão?

    A Band e o SporTV serão responsáveis pela transmissão do torneio. As emissoras, no então, não exibirão todos os jogos – nas primeiras rodadas, o canal aberto exibe uma partida por rodada, enquanto o fechado varia, não passando de três.

    Existe ainda a previsão de uma terceira opção de transmissão, mas que ainda não foi confirmada.

    Notícias relacionadas

    Notícias relacionadas Corinthians encara o Athletico Paranaense em estreia pelo Campeonato Brasileiro Sub-20; saiba tudo

    Veja mais em: Corinthians Sub-20, Base do Corinthians e Campeonato Brasileiro.