NOTÍCIAS DO CORINTHIANS

Favoritos não justificam sua fama no Brasileirão

Por FI

Campinas, SP, 1 (AFI) – Antes do Campeonato Brasileiro da Série A começar, meus companheiros de imprensa esportiva já indicavam como maiores favoritos ao título, Flamengo, Palmeiras, Grêmio Porto Alegrense e Atlético Mineiro.

O rubro-negro carioca, era o mais badalado e disparado considerado o maior  candidato ao título da temporada. Os seus defensores diziam que além do melhor elenco, o Mengão era dirigido por um técnico experiente, competente e acostumado a ganhar títulos. O Palmeiras, por suas belíssimas campanhas nos últimos três anos sob o comando de Abel Ferreira, também era exaltado, com menos ênfase, é verdade, mas como seríssimo candidato ao título brasileiro de 2024.

Pois bem, depois de quatro rodadas já disputadas, os “favoritos” em questão, estão entre as maiores decepções do campeonato. Com exceção do Galo Mineiro, que além de boa campanha, é um dos poucos invictos do campeonato até agora. Só para fazer uma comparação, o Flamengo já disputou 4 jogos, venceu 2, empatou 2 e perdeu 1. O Palmeiras venceu apenas 1 em quatro jogos, empatou 2 e perdeu 1. O Atlético Mineiro, ao contrário, ganhou 2 dos quatro jogos disputados, empatou 2 e não perdeu nenhum.

GALO E FOGÃO
Melhor ainda fez o Botafogo carioca que em quatro jogos, venceu 3 e perdeu 1 (até agora não teve nenhum empate). Isso nos faz crer que Botafogo e Atlético Mineiro, são hoje, os verdadeiros candidatos ao título da competição, desmentindo tudo aquilo que a grande imprensa esportiva brasileira previu antes do Brasileirão começar.

Mas por que Flamengo e Palmeiras, por exemplo, estão tão mal??  No caso do Mengão, diria que o grande culpado é o técnico Tite, que já foi um vencedor, mas hoje está em franca decadência e totalmente superado em sua forma de preparar e escalar um time.

No Flamengo atual, o esquema tático não aproveita o que de melhor tem seus principais jogadores. Arrascaeta, por exemplo, corre sem rumo e faz pouco em campo quando joga; Bruno Henrique também corre o tempo todo mas não produz o que se espera dele;  De La Cruz, contratado recentemente, caiu demais de produção e Pedro, deixou de fazer os gols decisivos que fazia num passado recente.

Tudo isso, porque o esquema tático utilizado pelo Tite está superado. Ao invés de atacar, ele privilegia a defesa e, além de não fazer gols, acaba por tomá-los. Dessa forma, prevejo um futuro negro para o Flamengo neste Brasileirão.

No Palmeiras, por sua vez, Abel Ferreira ainda está meio perdido entre manter o esquema tático que dava certo até meses atrás, e tentar um Palmeiras postado de forma completamente diferente daqui para frente. Acho até que o treinador tem mesmo que renovar a forma de sua equipe jogar, mas parece que, até agora, não foi capaz de achar um esquema tático que volte a aproveitar o que a maioria de seus atletas tem de melhor.

Para que vocês tenham uma ideia de como está a classificação geral da série A, aqui vão os números.

CLASSIFICAÇÃO COMPLETA !

BALANÇO GERAL

Melhor ataque – Botafogo carioca, 10 gols.
Defesas menos vazadas, Atlético Mineiro e Palmeiras, 1 gol contra cada .
Clube com maior número de vitórias – Botafogo carioca, 4.
Clubes que mais empataram – Juventude, Palmeiras, Fortaleza, Atlético Mineiro, Red Bull Bragantino e Criciúma – dois empates cada.
Clubes que mais perderam – Vasco da Gama, Cuiabá e Atlético GO – 3 derrotas cada.
Clubes mais ameaçados pelo descenso neste momento – Cuiabá, Vitória, Atlético Goianiense e Vasco da Gama.
Artilheiros após a quarta rodada: Felipe Mateus, Rafael Silva, De La Cruz e Lima, 2 gols cada um. 

A próxima rodada do Brasileirão será disputada de sábado até a próxima segunda-feira à noite. Serão dez jogos, com participação dos 20 clubes participantes.

Confira também: