Confira os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil
Por FI
Campinas, SP, 18 (AFI) – Os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil estão definidos. Na tarde desta quinta-feira (18), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, os oito duelos da fase eliminatória foram sorteados, com direito a clássicos nacionais.
Um dos destaques é o confronto entre Palmeiras e Flamengo, dois times que vêm dominando o cenário continental nos últimos anos. Outro duelo gigante é entre Corinthians e Grêmio, que decidiram as edições de 1995 e de 2001 com um título para cada lado.
Vale lembrar que o último campeão da Copa do Brasil foi o São Paulo, de forma inédita, superando o Flamengo na final. Nesta edição, o Tricolor pega o Goiás.
CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL
*times à esquerda decidem em casa
- Palmeiras x Flamengo
- Vasco x Atlético-GO
- Red Bull Bragantino x Athletico
- Goiás x São Paulo
- Atlético-MG x CRB
- Bahia x Botafogo
- Grêmio x Corinthians
- Fluminense x Juventude
As datas base são 31/7 e 7/8. Os jogos acontecem entre terça e quinta nestas semanas. A CBF vai detalhar melhor em breve as datas dos duelos.
Flamengo, Corinthians, Juventude, Atlético-GO, São Paulo, Botafogo, CRB e Athletico-PR começam a disputa jogando em casa. Decidem o segundo jogo em seus domínios Palmeiras, Vasco, Red Bull Bragantino, Goiás, Atlético-MG, Bahia, Grêmio e Fluminense.
SEM CABEÇAS DE CHAVE
Pela primeira vez na história, a CBF proporcionou o encontro de todas as equipes, sem cabeças de chave e com a possibilidade de clássicos estaduais e nacionais já nas oitavas de final, o que deixou o sorteio ainda mais empolgante. E sem muitas opções de escolha, pois 14 dos 16 classificados jogam na elite nacional. Somente CRB e Goiás eram de divisão abaixo, ambos jogando na Série B.
MAIS DETALHES SOBRE OS DUELOS
Na história, o Palmeiras leva vantagem no embate, com 48 vitórias diante de 43 do time rubro-negro, além de 37 empates. Recentemente, as equipes decidiram a Libertadores de 2021, com vantagem verde, assim como na decisão da Supercopa do Brasil de 2023. Os rubro-negros ganharam a Supercopa do Brasil de 2021 e já tinham vitória na decisão da Copa Mercosul de 1999. Além disso, disputam o título do Brasileirão deste ano com o líder Botafogo.
Apesar de estar na zona de rebaixamento de Brasileirão, Corinthians e Grêmio já definiram duas vezes a Copa do Brasil. Em 1995, Marcelinho Carioca calou o Estádio Olímpico e deu a primeira das três taças da competição aos paulistas. O troco veio em 2021 em jogo polêmico e de briga entre Luxemburgo e Marcelinho antes de a bola rolar no Morumbi. Com vitória por 3 a 1, os gaúchos ergueram a taça e o corintiano ainda lamentou a saída do seu astro rumo ao Santos. A partida de ida será na Neo Química Arena.
Apesar de pegar um rival apenas na nona colocação da Série B e, em tese mais fácil, o São Paulo precisa abrir os olhos diante do Goiás, uma grande pedra no sapato na história. Nos últimos 10 anos, os goianos ganharam três vezes atuando no MorumBis. No ano passado, antes do rebaixamento, o time do centro-oeste fez 2 a 1 em casa e perdeu fora por 2 a 0. O sorteio colocou o primeiro jogo no MorumBis.
Além desses jogos, o sorteio ainda definiu Atlético-GO x Vasco, Red Bull Bragantino x Athletico-PR, CRB x Atlético-MG, Botafogo x Bahia e Fluminense x Juventude. Os duelos de ida ocorrem ainda neste mês, na semana do dia 31 de julho. A volta acontece uma semana mais tarde. E nenhum jogará com vantagem, senão o mando de campo no duelo de volta. Como na fase anterior, duas igualdades e a decisão ocorre nas penalidades.
REGULAMENTO
A fase será disputada em jogos de ida e volta, avançando às quartas de final os times que tiverem o melhor saldo de gols agregado nos dois jogos.
Nas oitavas de final, todos os 16 clubes recebem a mesma cota de participação: R$ 3,4 milhões. Já a classificação para as quartas de final vale uma nova cota de R$ 4,5 milhões.
Um novo sorteio será feio após as oitavas de final para a definição das quartas de final e chaveamento até a final.