Ferroviária é bicampeã da América no Feminino Sub-16
Por FI
Campinas, SP, 11 (AFI) – As Guerreirinhas Grenás, da Ferroviária, são bicampeãs da Fiesta CONMEBOL Evolución Sub-16. Na tarde deste domingo (11), a equipe enfrentou o Independiente del Valle-EQU na grande final e venceu pelo placar de 2 a 0, em partida realizada no campo da CONMEBOL, em Luque, no Paraguai.
Em primeiro tempo dominado pelo time araraquarense, não demorou muito para que o placar fosse inaugurado. Logo aos cinco minutos, Giaretta cobrou escanteio fechado, a goleira Palacios tentou afastar, mas acabou colocando a bola para o fundo das redes, marcando contra.
Giaretta teve uma grande oportunidade de ampliar o placar aos 12 minutos. Em chute de fora da área, a bola encobriu a goleira e caprichosamente explodiu no travessão.
Já na segunda etapa, a equipe comandada por Anderson Clayton voltou com o mesmo ímpeto e conseguiu ampliar o placar logo aos cinco minutos. Nogueira deu belo lançamento para Júlia Rosado, que entrou na área e finalizou no canto direito do gol, fazendo 2 a 0, dando números finais no jogo.
A atacante Júlia Rosado terminou como artilheira da equipe na competição com quatro gols marcados, enquanto a goleira Jhennifer foi a goleira menos vazada, sofrendo apenas um gol.
Esta foi a terceira final consecutiva que as categorias de formação das Guerreirinhas Grenás disputam pela Fiesta Evolución e sagram-se campeãs de forma invicta, consolidando o trabalho feito pelo clube na fomentação de novos talentos no futebol para mulheres dentro da América do Sul.
A primeira conquista aconteceu em 2022, quando disputou o torneio de pela primeira vez com a categoria Sub-16, e derrotou na final a Liga Vallecaucana-COL, nos pênaltis.
Em 2023 foi a vez da categoria Sub-14 estrear. Comandada também pelo técnico Anderson Clayton, venceram na grande final o Barcelona-EQU por 2 a 0.
Além de conquistar o bicampeonato, as Guerreirinhas Grenás Sub-16 garantiram vaga para um torneio internacional, organizado pela CONMEBOL, que acontecerá de 1º a 7 de dezembro, no Catar
A CAMPANHA
Na primeira fase, as Guerreirinhas Grenás ficaram no Grupo B, ao lado de Liverpool-URU, Madeira Club Lara-VEN, Independiente del Valle-EQU e Colo Colo-CHI. Com campanha perfeita, a equipe araraquarense venceu três jogos e empatou apenas um, ficando em segundo na chave.
Já na fase semifinal, as Guerreirinhas enfrentaram a Liga Vallecaucana-COL, primeira colocada do Grupo A. Em partida equilibrada, as equipes empataram em 1 a 1 no tempo normal, com o gol grená marcado por Maria Fernanda. Nas penalidades, o time araraquarense venceu por 7 a 6 e brilhou a estrela da goleira Jhennifer, que defendeu duas cobranças.