Sérgio Carvalho – Corinthians deixou de ser ironizado
Por FI
Por ARIOVALDO IZAC
Campinas, SP, 23 (AFI) – Já passou da hora de reconhecer. O Corinthians, que teve um primeiro semestre irregular e pouco eficiente, transformou-se no rush final de 2024, num dos melhores times de futebol do Brasil.
Um time que tem qualidade técnica, que está taticamente bem armado, que tem uma defesa firme onde se destaca o ainda jovem goleiro Hugo Souza; um meio campo eficiente, onde se destaca o meia argentino Rodrigo Garro; e dois atacantes que sabem como fazer gols, o holandês Memphis (que já caiu nas graças da fiel) e o brasileiro Yuri Alberto.
Isso ,fora o excelente banco de reservas, que dá ao técnico Ramón Diaz, excelentes opções para alterar sem medo o seu time no transcorrer de cada jogo. Em razão disso, a Arena de Itaquera anda sempre cheia, com torcedores fanáticos de todas as idades (do bebê de colo ao vovô ou vovó de mais de oitenta anos).
CORINTHIANS REFORÇOU TARDE
Pena que as contratações de reforços não tivessem começado na abertura do ano, para que o argentino Ramón Diaz tivesse algum tempo para montar o time do jeito que ele queria. Se isso tivesse acontecido, o Timão não só estaria vencendo quase todos os jogos, como certamente estaria brigando para valer pelo título brasileiro da temporada, contra Botafogo carioca e Palmeiras (que são, no momento,, o líder e o vice- líder da Série A do Brasileiro).
Só para que vocês tenham uma ideia, depois que todos os reforços chegaram, do meio de outubro até agora, o Corinthians já conseguiu sete vitórias seguidas, sem deixar margem à dúvidas sobre sua superioridade em campo. A dupla Memphis/Yuri tem dado show de bola e feito gols praticamente em todos os jogos.
Em razão disso, quando alguns corintianos já começam a falar que o Corinthians vai disputar a próxima Libertadores da América, não se pode dizer que estão exagerando. O Timão tem sim essa possibilidade, porque, o futebol que tem jogado nos últimos jogos, mostra que, tecnicamente, o time tem hoje potencial para superar seus próximos adversários, e, como consequência, vai mesmo acabar tendo vaga (nem que for na fase preliminar) deste que é o mais cobiçado torneio de futebol das Américas.
TIMÃO COM BONS NÚMEROS
Neste momento, os números do Corinthians na Série A são muito bons. Em 34 jogos disputados até aqui, o Corinthians venceu 11, empatou 11 e perdeu 12. Até pouco tempo atrás,ao contrário, só tinha empates ou derrotas e um número ridículo de vitórias. A situação estava tão difícil que já havia entre os torcedores a ideia de que, o primeiro passo da diretoria, naquele momento, era demitir Ramon Dias.
Mas essa “ideia” radical, já se inverteu, e hoje, a grande maioria dos torcedores do Corinthians pede que o argentino continue e até renove seu contrato por mais um ano.
Eu, que também estava decepcionado com Ramón Diaz, mudei minha opinião. Acho que Ramon só precisava mesmo era de mais tempo e mais algumas contratações para montar seu time ideal Ele provou que, com jogadores de boa qualidade, sabe montar um time vencedor.
Pelo andar da carruagem, o Corinthians deve terminar bem este ano e, se Ramon renovar seu contrato, terá tempo suficiente em 2025 para impor seu esquema de jogo e montar um time vencedor como exige a fiel. No começo do ano que vem Ramon teria o Paulistão para testar seu esquema e definir melhor seu time.
E, a partir de março, quando começa o Brasileirão da Série A (segundo a CBF), ele já deverá ter um time titular base além de contar com uma série de boas opções no banco de reservas. Lógico que a diretoria vai precisar ajudá-lo renovando todos os contratos que estiverem próximos do vencimento.
PODE BRIGAR PELO TÍTULO
Depois o Corinthians vai entrar nos torneios mais importantes do Brasil, não como um mero participante, mas com a chance de sempre brigar pelo título. Só não sei como é que a diretoria vai fazer para cumprir toda essa sequência de obrigações que vão exigir muito dinheiro do caixa do clube (que, pelo menos neste momento, parece estar bem vazio).
Mas esse problema, poderá ser resolvido com a criação de um bom departamento de marketing. Garanto que, para investir no futebol de um dos clubes com maior número de torcedores do Brasil, como é o Corinthians, não será tão difícil convencer alguns bons patrocinadores para fazer parte deste projeto, concordam?