NOTÍCIAS DO CORINTHIANS

a proposta ousada do Timão em 2011

Por FI

Campinas, SP, 12, (AFI) – Em 2011, o Corinthians sonhou alto e tentou contratar Neymar, então com 19 anos e já considerado uma das maiores promessas do futebol mundial. O clube paulista chegou a apresentar uma proposta ao jogador e negociou diretamente com seu pai, mas não conseguiu tirá-lo do Santos.

O PLANO CORINTIANO

O então presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, buscou garantir o respaldo financeiro para a transação ao negociar uma carta de crédito com o banco BMG. Com esse documento, ele foi até Los Cardales, na Argentina, onde Neymar estava concentrado para a Copa América, e se reuniu com Neymar pai.

A ideia do Corinthians era oferecer um contrato de curta duração, com salário elevado, garantindo que Neymar pudesse seguir para a Europa em um futuro próximo. No entanto, segundo Andrés, ele “chegou atrasado”, pois o Santos já havia acertado a venda do jogador para o Barcelona.

A tentativa do Corinthians foi confirmada anos depois pelo próprio Neymar pai, que revelou detalhes da conversa com Andrés Sanchez:

“Eu falei para ele: ‘Você não tem dinheiro’. E ele me deu um papel e disse: ‘Assina aí’. Ele queria que Neymar ficasse um tempo no Corinthians antes de ir para o Barcelona.”

O ex-presidente do Corinthians garantiu que possuía R$ 120 milhões para fechar o negócio, mas a multa de Neymar para clubes brasileiros era de R$ 180 milhões, o que inviabilizou a negociação.

O REENCONTRO

Embora tenha quase jogado pelo Corinthians, Neymar nunca defendeu o clube. A única vez que vestiu a camisa alvinegra foi em 2016, quando a seleção brasileira jogou na Neo Química Arena durante a Olimpíada do Rio e ele foi presenteado com o uniforme.

Agora, em 2025, Neymar reencontra o Corinthians em campo. O camisa 10 do Santos será titular no clássico contra o Timão, nesta quarta-feira, às 21h35, pela nona rodada do Campeonato Paulista.

Confira também: