Primeira rodada termina com duelos equilibrados
Por FI
A Copa Sul-Americana 2025 encerra sua primeira rodada nesta quinta-feira (3) com partidas entre clubes estrangeiros. O Defensa y Justicia, campeão do torneio em 2020, estreia contra o uruguaio Cerro Largo, enquanto o Lanús, outro argentino de tradição internacional, encara o venezuelano Academia Puerto Cabello.
Já na altitude de La Paz, o boliviano GV San José recebe o chileno Unión Española. Outro duelo interessante acontece no Equador, onde o Mushuc Runa enfrenta o Palestino, do Chile.
INÍCIO COMPLICADO
O uruguaio Cerro Largo inicia sua quinta participação na Sul-Americana enfrentando um dos times mais experientes da competição. O Defensa y Justicia, campeão em 2020, entra como favorito, mas vem de derrota no Campeonato Argentino para o Tigre. Já o Cerro Largo chega embalado após vencer o Peñarol por 2 a 0. O duelo também interessa ao Vitória, que está no mesmo grupo.
FATOR ALTITUDE
No Equador, o Mushuc Runa recebe o Palestino buscando sua primeira vitória na fase de grupos da Sul-Americana. O clube equatoriano ainda não tem grande histórico na competição, mas aposta no fator altitude para surpreender. O Palestino, por sua vez, chega confiante após empate com o Colo-Colo no Campeonato Chileno. O grupo ainda conta com Cruzeiro e Unión Santa Fe.
A altitude também será um fator-chave no confronto entre GV San José e Unión Española. O time boliviano precisou mudar de estádio e jogará em La Paz, mas ainda contará com os 3.650 metros de altitude como vantagem. O Unión Española, que não pode atuar em seu estádio em Santiago devido a problemas no gramado, busca uma reação após um péssimo início de temporada no Campeonato Chileno.
MOMENTOS SEMELHANTES
No último jogo do dia, o venezuelano Academia Puerto Cabello encara o tradicional Lanús, da Argentina. Os dois times vivem momentos parecidos: o Puerto Cabello vem de vitória na Sul-Americana sobre o Metropolitanos, enquanto o Lanús goleou o Instituto por 4 a 1 no Campeonato Argentino. O confronto promete equilíbrio, com Juan García, pelo lado venezuelano, e Tomás Belmonte, pelo time argentino, como destaques.
REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO
A fase de grupos da Copa Sul-Americana conta com oito grupos de quatro times. Apenas os primeiros colocados avançam diretamente às oitavas de final, enquanto os segundos colocados disputam um playoff contra os terceiros colocados da Libertadores. A fase de grupos se estende até maio, e a final está marcada para novembro.