Corinthians x Santos – Timão busca estabilidade e Peixe quer espantar a crise
Por FI
São Paulo, SP, 16 (AFI) – Corinthians e Santos se enfrentam neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto o time do Parque São Jorge quer uma vitória para se estabilizar na parte de cima da tabela, a equipe santista precisa voltar a triunfar de maneira urgente para espantar a crise que ronda o clube.
A vitória por 1 a 0 diante do Racing, no Uruguai, não só manteve o Corinthians vivo na briga por uma vaga no mata-mata da Copa Sul-Americana como encheu o time de ânimo para enfrentar o rival. Será o terceiro duelo com os santistas em 2025. Nas outras duas oportunidades, ambas realizadas em Itaquera, o time corintiano levou a melhor por 2 a 1.
RETROSPECTO
As equipes já disputaram 353 partidas ao longo da história. O retrospecto é de 139 vitórias do Corinthians, 112 do Santos e 102 empates.
CORINTHIANS
Pelo Brasileirão, o Corinthians vem de derrota fora de casa para o Mirassol. O resultado deixou o time na décima colocação, com dez pontos. Dependendo da combinação de resultados, uma vitória neste domingo pode colocar a equipe no G-6. O foco no clássico é tão grande que o elenco dormiu no CT Joaquim Grava na madrugada de sexta após o retorno de Montevidéu. Memphis Depay, que não jogou no meio de semana por causa de um problema no tornozelo, deve permanecer fora.
“A readaptação é essa loucura de um campeonato atrás do outro. Jogamos a primeira pela Copa do Brasil, a segunda pelo Campeonato Brasileiro e a terceira pela Sul-Americana. Três competições em uma semana, uma diferente da outra, exigindo uma adaptação mais rápida nossa que estávamos em outra condição”, comentou Dorival após a vitória pela Sul-Americana.
SANTOS
Pelo lado do Santos, a cobrança por vitória para ontem. A equipe santista levou a melhor em apenas uma partida em oito rodadas e não comemora um triunfo há cinco jogos no Brasileirão, resultado que colocaram o time da Baixada na penúltima posição, com apenas cinco pontos.
Ainda não será desta vez que Neymar vai entrar em campo. O camisa 10 está em trabalho de transição junto à fisioterapia, e a comissão técnica encabeçada por Cléber Xavier espera tê-lo à disposição na quinta-feira, quando o Santos enfrenta o CRB, em Alagoas, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
Quem também não joga é o zagueiro Gil. Ele está afastado de problemas particulares e só deve voltar aos treinos na próxima semana. Em contrapartida, Zé Ivaldo e o meia Gabriel Bontempo voltaram a trabalhar com bola na sexta após ausência na atividade do dia anterior e não preocupam para o clássico.
O Santos vem de empate sem gols com o Ceará, mas, apesar da pressão por resultados, o presidente Marcelo Teixeira vê o clássico como oportunidade de o time se recuperar e dar confiança ao torcedor. “Nada melhor que um clássico. Com todo respeito ao Corinthians, joga em casa e pode até ser o favorito pela campanha que faz, mas o clássico é o momento ideal para nós mostrarmos porque estamos neste Campeonato Brasileiro”, disse.