Flamengo lidera torcida no Brasil e Corinthians recua, diz pesquisa
Por FI
Rio de Janeiro, RJ, 28 (AFI) – Flamengo disparou ainda mais na liderança entre as maiores torcidas do Brasil, enquanto Corinthians e São Paulo perderam espaço além da margem de erro, segundo levantamento nacional realizado em junho. O estudo ouviu presencialmente mais de 2000 brasileiros, com 16 anos ou mais, em 132 cidades de todas as regiões.
O resultado confirma o rubro-negro na ponta, com 21,2% da preferência, seguido pelo Timão com 11,9%. Palmeiras aparece em terceiro com 6,5%, e o Tricolor Paulista vem logo atrás, com 6,4%. O Vasco fecha o top 5, alcançando 3,4% dos entrevistados.
FLAMENGO, CORINTHIANS E SÃO PAULO NO TOPO DAS TORCIDAS
A pesquisa permitiu que cada entrevistado citasse até dois clubes, contabilizando inclusive quem tem o coração dividido. A metodologia adotada garantiu margem de erro estimada em 2,2 pontos percentuais e confiabilidade de 95% nos resultados.
Os números também revelam que Grêmio (3%), Cruzeiro e Atlético-MG (ambos com 2,3%), Bahia (2,2%) e Santos (2%) se mantêm entre os dez maiores percentuais de torcida do país. Internacional (1,7%), Botafogo (1,5%), Sport (1,3%) e Fluminense (0,9%) aparecem na sequência, junto da Seleção Brasileira, que também soma 0,9% das preferências.
PESQUISA DESTACA OS CLUBES MAIS QUERIDOS DO BRASIL
Entre as curiosidades, Vitória (0,8%), Fortaleza e Ceará (0,7% cada), Santa Cruz (0,6%), Athletico e Remo (0,5% cada) também foram lembrados. Em relação a 2022, Flamengo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Santos, Internacional, Fluminense, Fortaleza e Ceará oscilaram negativamente, mas dentro da margem de erro.
Corinthians e São Paulo foram os únicos que tiveram queda relevante fora da margem de erro. Já Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Sport, Seleção, Vitória e Remo cresceram dentro da margem de erro, enquanto Santa Cruz e Athletico mantiveram os mesmos índices do último levantamento.