NOTÍCIAS DO CORINTHIANS

MP investiga Corinthians por estelionato, furto e empresa de fachada

Por FI

São Paulo, SP, 4 (AFI) – O Corinthians está novamente no olho do furacão após o Ministério Público de São Paulo decidir ampliar a investigação sobre possíveis irregularidades cometidas nas últimas gestões do clube. Além de examinar o uso do cartão corporativo durante as administrações de Duilio Monteiro Alves e Andrés Sanchez, o MP vai apurar suspeitas de estelionato, furto qualificado, falsidade ideológica e associação criminosa.

O foco agora está em despesas da presidência de outubro de 2023, quando uma empresa, o Oliveira Minimercado, emitiu R$ 32.580 em sete notas fiscais para o clube em menos de duas semanas. Ao visitar o endereço, o promotor responsável constatou que não havia nenhum comércio funcionando no local.

INVESTIGAÇÃO NO CORINTHIANS INCLUI EMPRESA DE FACHADA

O Ministério Público também vai analisar outras despesas do relatório, que apontam possível uso de recursos do Corinthians para fins pessoais. Denilson Grillo, ex-motorista de Duilio, que assinou parte dos documentos, tornou-se investigado e será ouvido nos próximos dias.

O MP recomendou ao clube a implementação imediata de mecanismos internos de controle, governança e compliance, após admitir-se publicamente a falta de regras claras sobre os cartões corporativos.

DIRIGENTES DO CORINTHIANS PRESTAM DEPOIMENTO AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Depoimentos do presidente interino Osmar Stabile, do vice Armando Mendonça e do presidente do Conselho, Romeu Tuma Júnior, estão agendados para esta semana, todos como testemunhas. Também serão ouvidos Roberto Gavioli, ex-gerente financeiro, e Matías Romano Ávila, ex-diretor do clube.

A defesa de Andrés Sanchez afirma: “Os valores gastos no cartão corporativo foram todos justificados e as despesas de caráter pessoal foram integralmente reembolsadas ao clube. As denúncias são infundadas e têm por objetivo tumultuar a Assembleia Geral de ratificação do impeachment do presidente Augusto Melo. Temos certeza que o Ministério Público vai arquivar o caso assim que o promotor de justiça tiver contato com as provas”.

Duilio Monteiro Alves declarou: “Entendo ser muito oportuna e salutar a notícia sobre abertura de investigação pelo Ministério Público, destinada à coleta de informações sobre despesas pessoais nas gestões anteriores do Corinthians, dentre as quais a minha, nos anos de 2021 a 2023. Vale ressaltar que fui o primeiro a pedir acesso aos documentos para prestar esclarecimentos, bem como para as devidas apurações e responsabilizações… Reitero meu compromisso com a transparência, a ética e o respeito às instituições, e sigo à disposição do clube e das autoridades, confiando plenamente no trabalho do Ministério Público, certo de que os fatos serão devidamente esclarecidos”.