NOTÍCIAS DO CORINTHIANS

Corinthians busca quebrar tabu contra Palmeiras na Copa do Brasil

Por FI

São Paulo, SP, 5 (AFI) – O Corinthians entra em campo nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil, tentando encerrar um incômodo tabu diante do Palmeiras em confrontos eliminatórios fora do Paulistão. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0 na Neo Química Arena, o Timão precisa de um empate ou nova vitória no Allianz Parque para garantir a vaga nas quartas e, de quebra, eliminar o Verdão pela primeira vez em mata-matas nacionais ou internacionais.

Em toda a história do Dérbi, os rivais se enfrentaram 22 vezes em mata-matas, com 12 triunfos palmeirenses e dez corintianos. No entanto, excetuando os duelos pelo Campeonato Paulista, o Corinthians nunca superou o Palmeiras em eliminatórias de outras competições.

CONFRONTOS HISTÓRICOS ENTRE CORINTHIANS E PALMEIRAS

Fora do estadual, os clubes duelaram em cinco eliminações no século 20, com o Palmeiras levando a melhor em todas. Os encontros aconteceram nas finais do Torneio Rio-São Paulo (1951 e 1993), na final do Campeonato Brasileiro de 1994 e nas quartas e semifinais da Libertadores (1999 e 2000). Nessas partidas, aconteceram seis vitórias alviverdes, dois triunfos do Timão e dois empates.

Curiosamente, todos esses embates eliminatórios foram decididos em jogos de ida e volta, sempre no mesmo estádio: Pacaembu (1951, 1993 e 1994) e Morumbi (1999 e 2000).

COPA DO BRASIL 2025: TABU EM JOGO NO ALLIANZ PARQUE

Na atual edição da Copa do Brasil, o Corinthians chega com moral após o 1 a 0 conquistado no jogo de ida. Se vencer ou empatar, o Timão elimina o Palmeiras e quebra o jejum fora do estadual. Caso o Palmeiras vença por dois gols de diferença, carimba a vaga. Vitória alviverde por um gol leva a decisão para os pênaltis.

Confira os duelos eliminatórios fora do Paulistão:

  • Rio-São Paulo 1951 (final): Palmeiras campeão após vitórias por 3 a 2 e 3 a 1.
  • Rio-São Paulo 1993 (final): Verdão venceu a ida por 2 a 0 e empatou a volta em 0 a 0.
  • Brasileiro 1994 (final): Vitória alviverde por 3 a 1 e empate em 1 a 1.
  • Libertadores 1999 (quartas): Palmeiras 2 a 0 na ida, Corinthians 2 a 0 na volta; nos pênaltis, classificação palmeirense por 4 a 2.
  • Libertadores 2000 (semifinal): Corinthians venceu por 4 a 3, Palmeiras devolveu 3 a 2; nos pênaltis, triunfo alviverde por 5 a 4.

Os dados não consideram duelos pelo Torneio Início, competição estadual de curta duração e desempate por escanteios.