Dorival começa a arrumar o Corinthians
Por FI
São Paulo, SP, 30 – Semanas atrás cheguei a dizer aqui que o técnico Dorival Júnior não tinha mais futuro no Corinthians. Naquela oportunidade, em 11 jogos, o Time da Fiel só havia vencido um. O resto eram empates e derrotas dentro e fora de casa.
De alguns dias para cá, no entanto, mesmo sem contar com todos os titulares, o atual técnico do Timão começou a arrumar a casa. Foram duas vitórias seguidas fora de casa (Vasco 2 x Corinthians 3, pelo Brasileirão, e Athletico PR 0 x Corinthians 1, pela Copa do Brasil).
Nestas partidas o time de Dorival não jogou completo, mas mostrou um futebol de bom nível e muita aplicação de todos os jogadores, e com muita objetividade no momento de fazer seus gols.
Isso prova que Dorival conseguiu colocar na cabeça dos seus jogadores qual o melhor esquema de jogo e que, para ganhar pontos, seria necessário muita aplicação física e tática dentro de campo.
Os atletas o ouviram e cumpriram com muita competência suas tarefas. Diante desse novo quadro, é possível até imaginar que o Time da Fiel irá ganhar ainda mais pontos no Brasileirão e, dentro de algum tempo, não terá mais nenhuma preocupação com o descenso.
Menos ameaçado pelo descenso e até numa competição paralela e difícil como a Copa do Brasil, o Corinthians poderá sim chegar à fase decisiva e talvez até sonhar com o título.
VISITANTES SURPREENDERAM
Os clubes mandantes dos jogos disputados no meio desta semana pela Copa do Brasil, foram surpreendidos por seus adversários e perderam pontos importantes nos jogos de ida desse torneio.
Em Belo Horizonte, o Cruzeiro ganhou por 2 a 0 do Atlético-MG fora de casa, e deu um passo decisivo rumo a sua classificação.
No Rio de Janeiro, o Vasco só conseguiu um empate em seu estádio diante do Botafogo e complicou seu futuro nesta disputa. O Botafogo agora, terá a chance de decidir em casa sua vaga nas semifinais da Copa e deixar seu adversário pelo meio do caminho.
E em Curitiba, o Athletico local até se esforçou, mas foi incompetente para segurar o aplicado time de Dorival Junior na Arena do Furacão. A princípio, considero o Cruzeiro muito próximo da vaga.
Também não tenho dúvidas de que o Corinthians, dentro da Arena de Itaquera, vai superar o Furacão paranaense.
Único jogo em que ainda não me arrisco a um palpite, é na partida entre Botafogo e Vasco. Ainda assim, por jogar no estádio Nilton Santos o alvinegro carioca está mais cotado para conseguir a vaga.